09 maio 2009

DISCURSO DE FORMATURA DO CURSO DE FARMÁCIA

Inicio este discurso saudando e agradecendo a todos os presentes, pais, professores, convidados e demais formandos, por este momento, certamente único e inesquecível.

Estamos aqui neste dia para registrar o triunfo da esperança e dos sonhos que nutrem e acalentam os homens e as mulheres formandos, apresentando à comunidade nossa luta e trajetória para atingir os ideais - a nossa formação acadêmica. Orgulhamo-nos de ter vencido os obstáculos para agora diante dos senhores e senhoras compartilharmos a glória de uma vida dedicada ao conhecimento e à educação.

É alentador saber que a educação, que muitas vezes é negligenciada pelo poder público, é o único instrumento capaz de fazer mudanças radicais. Mudanças que têm como foco o desenvolvimento de famílias socialmente organizadas e de uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos diante do desafio da construção dessa sociedade. Na edificação de uma nova concepção de sociedade globalizada, com valorização da diversidade cultural, da pluralidade lingüística, da liberdade religiosa e da defesa dos direitos da pessoa humana. Temos uma responsabilidade enquanto farmacêuticos em participar de forma ativa, no exercício das nossas atribuições, contribuindo para salvaguardar a saúde pública e todas as ações que visam a promoção da saúde à comunidade.

A Universidade Federal do Maranhão é uma visível base dessa transformação social. Foi o palco onde nos mantivemos unidos durante esses cinco anos, discutindo e confrontando idéias para construção do conhecimento, buscando superar os limites que sombreiam nossas condições de vida, para que no exercício profissional possamos aplicar esse conhecimento ao bem-estar de todos.

É indispensável de nossa parte o agradecimento aos professores, aos servidores e auxiliares, enfim, à Universidade como um todo. Entretanto, é extremamente importante o nosso obrigado precípuo à sociedade, que acreditou e investiu em nossa educação, através de onerosos impostos, visando exatamente à melhoria do nosso Estado.

O nosso desafio não está terminado, apenas iniciamos uma nova fase, uma nova era de responsabilidades. Certamente não nos acovardaremos diante dos novos embates e não nos furtaremos para com nosso dever.

É possível sonhar. Sonhe. Ainda que por um segundo. Ouse. Vá além dos obstáculos imediatos, mesmo diante dos perigos comuns. Pois aquilo que nos diferencia não são os perigos, nem o tamanho do sofrimento, porém a nobreza do espírito humano está na forma como encaramos os desafios e, apesar de tudo, somos capazes de continuar. Mesmo quando o mundo nos parece perdido.

É com esse entusiasmo e esses semblantes vívidos que resistirão ao tempo, fixos em nossa memória, que encerro o discurso do Curso de Farmácia, Turma Prof.ª Ana Cláudia Sampaio Costa Bastos, lembrando as palavras eternas de William Shakespeare: "Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado".

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário